O universo nano ao seu alcance

jul 23

Nokia promete futuros celulares construídos com grafeno

   A Nokia fechou um acordo milionário com a União Europeia para começar uma pesquisa que pode gerar uma das maiores revoluções no mercado de smartphones. A empresa irá investir cerca de 2,7 bilhões de reais na pesquisa e desenvolvimento de possíveis produtos feitos de grafeno.

   Para quem não conhece, o grafeno é o material mais fino e mais resistente já criado pelo homem. Ele é 300 vezes mais forte que o aço e muito mais leve e mais fino que as fibras de policarbonato e de alumínio que já conhecemos.  Ele é feito de um cristal 2D e parece uma espécie de grade, porém muito mais fina. Ele também é transparente e um ótimo condutor.

    Henry Tirri, CTO da Nokia, em uma nota oficial disse que: “A Nokia está orgulhosa de participar deste projeto e de ter raízes neste campo, já que começamos a trabalhar com o grafeno mesmo em 2006. Desde então, identificamos diversas áreas onde ele pode ser aplicado. Fizemos ótimos trabalhos até agora, mas creio que as grandes inovações ainda estão por vir”.

   Como o foco atual da Nokia é o Windows Phone, podemos imaginar que se tudo der certo, daqui a alguns anos veremos um Nokia Lumia com diversas partes feitas de grafeno, logo, este aparelho seria extremamente leve, esquentaria menos e seria extremamente resistente a riscos e a quedas. Agora imaginem um Nokia Lumia com uma Câmera Pure View de 41mpx, com uma carcaça feita de grafeno, mais 64Gb de memória interna e por dentro um Processadoer Quad Core… um sonho não? Quem sabe no futuro. Veja a imagem - conceito:

 

  

 

    REFERÊNCIAS

  • techtudo.com.br

Olhar Nano